Controle biológico

Soluções mais sustentáveis, eficientes e seguras para o manejo da proteção de plantas, através da inovação tecnológica e de ferramentas biológicas.

Controle biológico

O controle biológico consiste no uso de organismos que ocorrem espontaneamente na natureza para prevenir, reduzir ou erradicar a infestação de pragas e doenças das plantações.


Os agentes biológicos de controle podem ser microrganismos: vírus , fungos e bactérias , ou macrorganismos que atuam como predadores ou parasitóides e constituem uma excelente ferramenta estratégica de controle.


Suas principais vantagens e ou benefícios são:

· baixa ou nenhuma toxicidade;

· segurança no manuseio;

· pequeno impacto ambiental;

· baixa pressão de seleção de populações resistentes e;

· eficiência no controle.

MIP – Manejo Integrado de Pragas

O Manejo Integrado de Pragas é uma estratégia de controle múltiplo para reduzir a população de pragas de modo a permitir que seus inimigos naturais permaneçam no ambiente de produção , agindo sobre suas presas e favorecendo a volta do equilíbrio natural desfeito pela intensidade da atividade agrícola e pela grande dependência de insumos sintéticos.


A utilização do Controle Biológico consiste em uma excepcional ferramenta no manejo integrado sendo decisivo para a eficácia do MIP , proporcionando redução da população de pragas ou incidência de doenças mantendo um nível que não cause danos econômicos as culturas.